Análise dos comentários de Julie Plec sobre a repercursão do amor de Elena pelos Salvatore.


O último episódio de The Vampire Diaries acabou gerando alguma polêmica entre os fãs, tudo devido a uma frase enunciada por Elena Gilbert e um tweet da produtora executiva e escritora da série Julie Plec. Estamos em debate desde sexta pela manhã sobre postar uma matéria sobre esse assunto no site, mas percebendo a polêmica e que até quem deveria se demonstrar neutro acabou se pronunciando tendenciosamente, resolvemos nos pronunciar também e fazer nossa matéria analisando  o assunto.


Primeiramente vamos analisar o que foi dito por Elena Gilbert no episódio:

Matt: Eu só não consigo entender – esse seu lance com eles.
Elena: Eu sei que não faz sentido. Mas no começo, depois dos meus pais morrerem, havia alguma coisa sobre estar com Stefan. Eu me sentia segura.
Matt: Segura? Elena, ele é um vampiro.
Elena: Eu sei. Acredite, dizer isso em voz alta parece loucura, mas é como se eu soubesse que ele nunca deixaria de me amar, como se ele nunca fosse morrer.
Matt: Como seus pais morreram.
Elena afirma com a cabeça
Matt: E Damon?
Elena: Damon apenas se aproximou de mim. Ele está sob a minha pele e não importa o que eu faça eu simplesmente não consigo afastá-lo.
Matt: Uma vez que você se apaixona por alguém eu não sei se você pode afastar-se, na verdade

Como podemos evidenciar com uma simples interpretação básica, Elena demonstra o que sente por ambos Salvatore, finalmente ela expressa o motivo pelo qual ela se apaixonou por um e pelo outro. Aqui ela não está falando sobre quem ela ama mais, ou que ama um e não ama o outro.

Ela simplesmente está declarando o porquê ela se apaixonou por eles. Por Stefan, ele simplesmente foi tudo que ela precisava, ele apareceu no momento que ela estava mais perdida e se tornou seu porto seguro, isso não faz a história menos nobre, ele era exatamente o que ela precisava naquele momento, ela era uma garota de 17 anos que havia perdido os pais, e estava perdida e aterrorizada, ela não podia perder mais ninguém, qual é a tentação para qualquer um de nós de alguém nos amar para sempre? Alguém não pode morrer e mesmo que eu não tenha o desejo de viver eternamente como a própria Elena já expressou também, o que não significa para todos nós ter a possiblidade de ter alguém para estar ali para você e te amar pelo menos até o dia que você deixar de viver, isso definitivamente é muito tentador para alguém que havia acabado de perder seus pais. Essa frase não altera a história posterior, claro que com o tempo os sentimentos se tornam mais fortes, mas Elena só estava explicando o porque ela se deixou apaixonar pelo Stefan. Para eles a relação que tiveram era aquilo que precisavam, era fácil, apesar de todo sobrenatural e drama envolvido sempre foi fácil para os dois, os fazia felizes, e havia aquela sensação de que seria para sempre. É o típico amor que todos adorariam ter em sua adolescência.

Agora finalmente Elena fala sobre seus sentimentos pelo Damon, ela não tinha falado disso para ninguém nem mesmo para as suas melhores amigas, a última vez que Caroline tentou falar com a Elena sobre isso, Elena rejeitava até mesmo a ideia de pensar sobre, mas com Matt podemos ver que ela finalmente se deixou pensar sobre isso, sobre o que ela sente sobre o Damon, mas o que ela realmente sente pelo Damon? Ela não queria NUNCA se apaixonar pelo ele, ela não queria repetir a história, ela não queria ser a Katherine, mas afinal não se apaixonar pelo Damon seria fácil ele era o irmão badboy , ele não tinha humanidade. Ele nem mesmo gostava dela no começo, ele usou uma de suas amigas como alimento, ele se alimentava de humanos, muitas pessoas morreram por sua culpa, quando ele estava machucado ele machucava os outros da pior maneira possível, e não podemos esquecer o eterno argumento inesquecível para alguns, ele quebrou o pescoço do irmão dela que poderia estar morto se não estivesse com aquele anel. Claro ela o ODIAVA !  Não, ela não o odiava, mesmo com isso, depois que a raiva do momento passou, ela simplesmente não conseguiu odiá-lo. O que é tão forte assim que supera até mesmo o ódio por alguém que praticamente matou seu irmão? Elena não queria isso, ela não queria sentir isso, ela simplesmente queria tirar isso dela, nem em seus piores pesadelos ela podia se apaixonar pelo Damon. Mas ele já estava lá, embaixo da sua pele, no seu sistema sanguíneo e ela não consegue tirar isso dela, por mais que ela queira isso. Aquele “entendimento” que ela mesmo afirmou que os dois tinham estava lá profundamente dentro dela, e segundo as palavras de Matt conseguimos entender o que esse entendimento se tornou. Basicamente essa frase foi uma deixa para no futuro os famosos “rightlove” e “greatlove”

É irônico como uma frase pronunciada no episódio 14 , com tão maior proporção e comoção entre fãs, e resposta tão maior dos produtores da série e até mesmo “recapers”, não gerou ímpeto nas pessoas de se pronunciarem sobre. É o motivo o qual me pergunto se o assunto realmente é tão polemico e grave a este ponto, ou isso é simplesmente questão de qual “casal”  você prefere defender no espaço que você tem.

Não estamos aqui para causar polemica, mas também temos nosso espaço, ainda que não tão reconhecido ou popular como outros, mas não é  por isso que deixaremos de expressar nossa opinião ou nos calar diante de certos assuntos. E aqui deixamos a nossa interpretação sobre o que a Julie Plec comentou no seu twitter pessoal quando perguntada por uma fã do casal Stelena (Stefan e Elena) o seguinte: “Eu não entendo… Quando você assiste a cena parece que ela nunca realmente se apaixonou por Stefan e o seu verdadeiro amor é Damon”, Julie Plec respondeu: “Ou você entendeu mal o contexto ou nós o escrevemos errado. Ambas as possibilidades.” Podemos perceber que Plec não desmentiu o que Elena disse, quando a fã fez a pergunta, ela simplesmente explicitou que achava que parecia que a Elena nunca tinha amado o Stefan, e foi isso que Julie corrigiu, que sim, ela o amou, mas os motivos podem ser diferentes do que certos fãs pensavam até então. Não quer dizer que ela tenha escrito os motivos de Elena amar o Stefan de uma maneira equivocada, isso não cabe a discussão, porque são fatos bem explícitos e seria um estupidez acreditar que um episódio escrito pela própria Julie Plec tenha algum erro crucial de escrita, muito menos em uma cena tão importante. Como ela escreveria algo que estava na sua mente de forma errada?

O que pode ter ficado mal entendido foi se Elena amou ou não Stefan, isso que Julie estava explicando a fã, pois talvez a maneira que foram expostas as coisas na conversa tenha passado para o público uma ideia errada dos sentimentos de Elena pelo Stefan, mas Julie também esclareceu esse ponto ao dizer: “ela não estava respondendo se amava e sim o porquê.” Ela o teve como um porto seguro em um momento de dificuldade, pois depois da perda dos pais, ela não queria ter que sofrer a perda de mais alguém, o que Stefan poderia proporcionar a ela. Quem nunca, em um momento de dificuldade não se agarrou na primeira coisa em que teve a chance? A nosso ver, essa foi a posição de Elena, em um momento muito confuso, de solidão e sofrimento. Enfim, isso não muda o contexto da cena, que era Elena falar o porquê ama os dois, porque sim, ela ama ambos irmãos Salvatore.

Confira os tweets de Julie Plec citados  na matéria aqui e aqui 

0 Comentários: