L.J Smith fala sobre Twilight e como foi escrever e perder a série de livros 'The Vampire Diaries'

Antes de existir Twilight, existiu The Vampire Diaries. 

L.J (Lisa Jane) Smith, escreveu seu primeiro romance adolescente de vampiros há mais de 20 anos atrás. Ela escreveu quatro livros para a série em 1992, antes dela sair por quase uma década para ajudar a cuidar dos negocio de familia. Quando o livro de Stephanie Meyer chegou às prateleiras, Smith recebeu um telefona que os livros 'Vampire Diaries' voltaram misteriosamente à lista dos mais vendidos.

Então, ela escreveu mais três livros para a série e começou a escrever outra trilogia quando Alloy Entertainment Inc. & HarperTeen contratou um novo escreitor para terminar a série com livros menores que servem mais para a série de TV 'The Vampire Diaries'. 'The Secret Circle', outra série de livros de Smith, também foram passados para outro escritor pela mesma razão.

Agora, Smith avisa aos escritores aspirantes a serem cautelosos com as palavras "trabalho contratado",  que ela chama de ajudar a "mutilar sua criança membro por membro, e destruí-la." A Revista Salt Lake conversou com Smith, que tem mais outros 20 livros publicados, para obter seus pensamentos sobre a perda da série e mais.
Vamos começar com a origem de The Vampire Diaries.
Não estou mais escrevendo eles, mas quando eu originalmente assinei o contrato, eu havia escrito dois livros de capa dura, que foram lançados com boas críticas, mas não muitas vendas, porque eles tinham as capas mais feias do que qualquer livro que eu já vi na minha vida. Eu estava dando aulas em uma escola pública, uma classe de jardim de infância com muitas crianças especiais, e eu tinha esses dois livros atrás de mim quando eu recebi um telefonema de um embalador de livros. Eu não sabia o que era um embalador de livros, mas perguntaram se eu gostaria de escrever uma trilogia de vampiros, e isso se tornou em 'The Vampire Diaries'. Eu acho que um dos seus editores tinha lido um dos livros que eu havia escrito, que eram um pouco assustadores, e pensei que poderia fazer uma trilogia com eles com romance, elementos sobrenaturais e talvez até mesmo um pouco de humor nele.

Mas você não está mais escrevendo eles, por quê?
Quando eles me mandaram o contrato, disseram que era um trabalho contratado. O que significava que eu estava dando basicamente todos os direitos que eu teria como uma escritora normal, incluindo o direito de continuar a escrevr os meus livros. E Alloy Entertainment decidiu que queria livros mais curtos enquanto promoviam a série de televisão, e simplesmente me informaram, apesar de eu já ter escrito um livro chamado 'Phantom' para eles, e lhes dado toda as informação daquele livro, e do livro seguinte 'Moonsong', que os meus serviços já não eram mais necessários.

Hoje em dia as prateleiras estão cheias de romances sobrenatuais. Como foi quando The Vampire Diaries começou?
Quando escrevi os meus livros, nos anos 90, era sobrenatural, mas não romance sobrenatural. A princípio eram histórias assustadoras, e eu sempre ficava um pouco frustrada porque apesar dos meus livros sempre serem best-sellers, eles sempre foram o número dois. À frente deles eram os livros de  Christopher Pike, que escrevia histórias sobrenaturais para garotas e garotos, então ele tinha o dobro de público que eu tinha, que na maioria eram garotas. 

Segundo ou não, você obviamente contagiou os autores YA (jovem-adulto) de hoje.
Há muitos paralelos apontados por fãs entre os livros de Twilight e The Vampire Diaries. Eu não li os livros, mas eu tenho dito que o aspecto de triângulo amoroso é semelhante e a ideia que eu chamo de alma gêmea a principio. É um imprint nesses livros.

É isso mesmo, Jacob teve um imprint com a bebê de Bella no ultimo livro.
Isso pode acontecer com uma alma gêmea, também! Você pode encontrar sua alma gêmea em qualquer idade.

Você mencionou que não leu Twilight, mas existe algum livro YA que você tenha lido?
Eu li livros YA que eu gostava quando eu era mais nova — clássicos como David Copperfield, Tom Sawyer e Huck Finn. Mas, para ser sincera, eu não leio muita ficção. Eu li vários livros de não-ficção para fazer pesquisas para os meus próprios livros e isso leva um bom tempo. E eu tenho um interesse enorme em ciência, então eu li vários científicos. Eu não li nem mesmo os meus livros depois que eu os escrevi.

Mas alguns fãs lêem eles de novo e de novo, as vezes conhecem a história melhor do que você?
Ah, sim. Eles dizem coisas como 'Neste livro, o bibliotecário é esta pessoa, e então você diz que era essa pessoa.' Eu poderia ter uma enciclopédia inteira de insconsistências que os fãs apontam.  

Alguma mensagem para os fãs?
Eu adoro eles, e quero lhe agradecer muito pelo apoio, especialmente durante as angústicas de The Vampire Diaries e The Secret Circle sendo tirados de mim. E que eu realmente aprecio o apoio dos fãs, porque esse é a minha meta, chegar até eles e que se não fosse por eles, eu não estaria escrevendo e não teria ninguém para escrever.

0 Comentários: